Pular para o conteúdo principal

Surpresa numa manhã chuvosa de sábado

Olá.
Não é comum minha participação em reuniões escolares, mas só que neste sábado (20/04/13) lá estava eu, atendendo a uma convocação do Colégio Rafael Serravale para a primeira reunião de pais e mestres do ano.
A primeira surpresa: a presença de muitos pais e mães, pois Salvador nesta época chuvosa é terrível. Apesar disto, estávamos lá, aproximadamente 200 pessoas. Quando percebi a seriedade dos professores, coordenadores e funcionários em acolher a nós pais, mesmo num espaço pouco adequado, mas eles superaram tudo isso com a atenção e cordialidade dispensadas. Pegaram nossas assinaturas na lista de presença, nos trouxeram água, café e suco, enfim, tudo organizado para um bom encontro.
O diretor, Ramilton, iniciou sua abertura pontualmente as 8:30h. Eu já o conhecia quando fui matricular nossos filhos na sua escola há dois anos. Solícito, nos acolheu muito bem e nos deixou tranquilos quanto ao receio inicial da adaptação ao novo ambiente escolar.
De oratória simples, falou-nos das expectativas para esse ano letivo entre outras coisas inerentes ao tema. O que não foi surpresa para mim e acredito que para a maioria dos pais e mães presentes, foi sua incrível didática de atribuir a todos nós como co-responsáveis pela conduta escolar dos nossos filhos, dentro e fora da escola (coisa que alguns pais esquecem, pois pensam que o professor vai suprir a sua não dedicação ou negligencia paternal). Tudo isso passado de maneira simples como se estivéssemos em casa recebendo bronca dos nossos genitores, onde abaixamos a cabeça e nada temos a dizer.
Segunda surpresa: Dentre os palestrantes, estava o Tenente da PM-BA, responsável pela Ronda Escolar da Região de Pernambués. Ele se apresenta e fala que prefere responder a perguntas proferidas por nós, pois assim saberia conduzir as questões dentro da necessidade pontual. A primeira colocação foi do ex presidente da associação de pais de alunos do colégio, de cunho político, ele soube se sair muito bem convocando mais uma vez, como o fez Ramilton, chamando a todos nós da responsabilidade como cidadão e da nossa capacidade de melhorarmos nossa sociedade.
Enquanto o debate prosseguia, com uma sinceridade tremenda daquela figura, eu acredito ter tido uma visão muito ampla daquele local onde estávamos. Percebi que uma força superior estava conduzindo as perguntas e as respostas, pois elas saiam tranquilas, sem embates. Até as participações mais polêmicas, foram tranquilamente dissolvidas. Acredito que Deus estava feliz por todos nós e enviou mensageiros de luz para contribuir com a Paz e Harmonia que muito tem faltado em nosso meio.
Diante dessa percepção, agradeci pela oportunidade de ter participado do encontro e que todos fossemos abençoados e que, de alguma forma, possamos nos melhorar refletindo assim em todos aqueles que convivem conosco. Dessa forma, aos poucos, nossa humanidade vai melhorando.
Pontualmente às 11:00h encerrou-se a reunião.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mensagem aos Amigos

A URANOGRAFIA GERAL A GÊNESE – MÓDULO IV – AULA SLIDES - ppt carregar

A URANOGRAFIA GERAL A GÊNESE – MÓDULO IV – AULA SLIDES - ppt carregar : OBJETIVOS “A matéria cósmica primitiva encerrava os elementos materiais, fluídicos e vitais de todos os universos que desdobram suas magnificências perante a eternidade; ela é a mãe fecunda e primacial de todas as coisas, a geratriz eterna, ela provêm as esferas siderais; pois incessantemente ainda dá à luz novas criações e recebe incessantemente os princípios reconstituídos dos mundos que se apagam do livro eterno.” Espírito Galileu Galilei.

8 de Março

Que neste dia possamos refletir sobre a importância que representa esta data; a história por traz da homenagem. Nossa sociedade mercantilista, a cada ano, nos faz esquecer o verdadeiro motivo pelo qual comemoramos o “8 de março”. Um marketing terrível nos induzindo à compra de perfumes, jóias, cosméticos, acessórios de moda entre outros. Claro que toda mulher, por essência, por natureza, é feminina, sensível e merece todos os presentes que pudermos oferecer. Agora, na minha opinião, o melhor mesmo é ofertar à este valoroso ser o nosso respeito, companheirismo, reconhecimento, carinho e sobre tudo: Amor!  Que esta data continue sendo um símbolo de protesto, como um grito para toda a nossa sociedade que ainda persiste no preconceito, na violência, na intolerância, no desamor. Um “VIVA!” para todas as mulheres, em especial para aquelas em que tenho e tive o prazer de conviver: mãe, irmãs, esposa, filha, avós, tias, sobrinhas, primas, cunhadas, amigas, colegas, conheci