Pular para o conteúdo principal

Surpresa numa manhã chuvosa de sábado

Olá.
Não é comum minha participação em reuniões escolares, mas só que neste sábado (20/04/13) lá estava eu, atendendo a uma convocação do Colégio Rafael Serravale para a primeira reunião de pais e mestres do ano.
A primeira surpresa: a presença de muitos pais e mães, pois Salvador nesta época chuvosa é terrível. Apesar disto, estávamos lá, aproximadamente 200 pessoas. Quando percebi a seriedade dos professores, coordenadores e funcionários em acolher a nós pais, mesmo num espaço pouco adequado, mas eles superaram tudo isso com a atenção e cordialidade dispensadas. Pegaram nossas assinaturas na lista de presença, nos trouxeram água, café e suco, enfim, tudo organizado para um bom encontro.
O diretor, Ramilton, iniciou sua abertura pontualmente as 8:30h. Eu já o conhecia quando fui matricular nossos filhos na sua escola há dois anos. Solícito, nos acolheu muito bem e nos deixou tranquilos quanto ao receio inicial da adaptação ao novo ambiente escolar.
De oratória simples, falou-nos das expectativas para esse ano letivo entre outras coisas inerentes ao tema. O que não foi surpresa para mim e acredito que para a maioria dos pais e mães presentes, foi sua incrível didática de atribuir a todos nós como co-responsáveis pela conduta escolar dos nossos filhos, dentro e fora da escola (coisa que alguns pais esquecem, pois pensam que o professor vai suprir a sua não dedicação ou negligencia paternal). Tudo isso passado de maneira simples como se estivéssemos em casa recebendo bronca dos nossos genitores, onde abaixamos a cabeça e nada temos a dizer.
Segunda surpresa: Dentre os palestrantes, estava o Tenente da PM-BA, responsável pela Ronda Escolar da Região de Pernambués. Ele se apresenta e fala que prefere responder a perguntas proferidas por nós, pois assim saberia conduzir as questões dentro da necessidade pontual. A primeira colocação foi do ex presidente da associação de pais de alunos do colégio, de cunho político, ele soube se sair muito bem convocando mais uma vez, como o fez Ramilton, chamando a todos nós da responsabilidade como cidadão e da nossa capacidade de melhorarmos nossa sociedade.
Enquanto o debate prosseguia, com uma sinceridade tremenda daquela figura, eu acredito ter tido uma visão muito ampla daquele local onde estávamos. Percebi que uma força superior estava conduzindo as perguntas e as respostas, pois elas saiam tranquilas, sem embates. Até as participações mais polêmicas, foram tranquilamente dissolvidas. Acredito que Deus estava feliz por todos nós e enviou mensageiros de luz para contribuir com a Paz e Harmonia que muito tem faltado em nosso meio.
Diante dessa percepção, agradeci pela oportunidade de ter participado do encontro e que todos fossemos abençoados e que, de alguma forma, possamos nos melhorar refletindo assim em todos aqueles que convivem conosco. Dessa forma, aos poucos, nossa humanidade vai melhorando.
Pontualmente às 11:00h encerrou-se a reunião.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A URANOGRAFIA GERAL A GÊNESE – MÓDULO IV – AULA SLIDES - ppt carregar

A URANOGRAFIA GERAL A GÊNESE – MÓDULO IV – AULA SLIDES - ppt carregar : OBJETIVOS “A matéria cósmica primitiva encerrava os elementos materiais, fluídicos e vitais de todos os universos que desdobram suas magnificências perante a eternidade; ela é a mãe fecunda e primacial de todas as coisas, a geratriz eterna, ela provêm as esferas siderais; pois incessantemente ainda dá à luz novas criações e recebe incessantemente os princípios reconstituídos dos mundos que se apagam do livro eterno.” Espírito Galileu Galilei.

A decepção é normalmente o preço da preguiça.

Havia um sábio que não poupava esforços para ensinar bons hábitos a seu povo. Frequentemente fazia coisas que pareciam estranhas e inúteis; mas tudo que fazia era para ensinar o povo a ser trabalhador e cauteloso. Uma noite, enquanto todos dormiam, ele pôs uma enorme pedra na estrada.Depois foi se esconder atrás de uma cerca, e esperou para ver o que acontecia. Primeiro veio um fazendeiro com uma carroça carregada de sementes que ele levava para moagem na usina e desviou sua carroça Logo depois, um jovem soldado, veio cantando pela estrada. Ele pensava na maravilhosa coragem que mostraria na guerra e não viu a pedra. Tropeçou nela e se estatelou no chão poeirento. Ele também se afastou, sem pensar uma única vez que ele próprio poderia retirar a pedra. Finalmente, ao cair da noite, a filha do moleiro por lá passou. Era muito trabalhadora, mas disse a si mesma: já está quase escurecendo, alguém pode tropeçar nesta pedra à noite e se ferir gravemente. Vou tirá-la do ...

A Parentela

Depois que escrevi o primeiro agradecimento após o retorno, eu cometi um  grave erro de não começar pelos parentes, pricipalmente pelos mais próximos como esposa e filhos. Mas considero aceitável visto que a parentela é e sempre será importante para qualquer um. Claro que algumas pessoas podem não ter nada para agradecer aos seus parentes. Mas eu tenho. Para não desfilar aqui uma série enorme de coisas que fui agraciado pelas pessoas queridas que estão na minha vida, irei nominar a seguir os parentes que eu me recordo agora, sem prejuízo daqueles que por algum motivo eu não lembre agora, pois como eu disse, TODOS SÃO IMPORTANTES E QUERIDOS  e tenho muito que agradecer. Vamos lá: Antonio de Melo Filho✟ , Rita Siqueira, Rita Tereza, Natalia Ribeiro, Vitor Ribeiro, Soraia Siqueira, Ana Claudia, Wagner Siqueira, Milton Deiró, Marilza Melo, Isabel Adelaide, Marcelo Melo, Miltom Melo, Marcio Melo, Gilca e Alemão, Marlene Deiró ✟, Maura Deiró ✟, Rilton, Patricia, Alexsandra, Ana Ma...